Tivemos uma experiência interessante no Hawaii, que nos fez pensar em como é possível economizar em mão-de-obra.
Gente, vale muito a pena ler isto, de como foram entregue as chaves e o apartamento.
Dias antes da chegada recebemos as instruções:
Na chegada ao prédio estacionar o carro (não era nosso caso) e ir até a quadra de tênis ali ao lado, na cerca haveriam cadeados, procurar um com fita púrpura, e com o código numérico, abrimos o cadeado e dentro tinha um controle para abrir o portão do estacionamento e a porta de entrada, só encostando-o.
Uma vez dentro, elevador até o apartamento, tínhamos outro código numérico para abrir a porta, dentro uma carta de boas vindas, com senha do wifi, fone para contato em caso de necessidade e tudo o necessário, toalhas de praia, toalhas comuns, e a cozinha equipada com tudo que precisa e algo mais como detergentes, óleo, sacos de lixo etc.
Chegamos ao apartamento pela descrição, o último do corredor à direita, e se abre com o código numérico, nós sabíamos pelas instruções que estava no 26º andar.
No dia da saída, colocar o controle no lugar do cadeado e se perder paga 250 dólares.
Isto é para mostrar como se trabalha sem mão-de-obra, ou com o mínimo possível.
INTERESSANTE: os apartamentos não tem número no porteiro eletrônico, ninguém tem como saber onde você mora, só colocam um nome ou um apelido.
Outros detalhes de minimização de mão-de-obra:
Observamos outros exemplos de uso minimo de mão-de-obra.
1) Rodoviarias sem funcionários, só se vende tickets pela web ou máquinas automáticas no local.
2) Caixas(atendentes) do Mac Donald's, por exemplo: faz o pedido e o prepara, só não faz o shake ou salada que tem outro funcionário para isso.
3) Maloteiros nos hotéis estão em extinção.
4) Pontos de venda de turismo, se entra numa loja montada e no balcão um fone, bem grande como se fosse telefone público, você levanta o fone e fala com um funcionário na central e contrata o que quiser e paga com cartão.
5) Starbucks igual ao Mac Donald's, o caixa cobra, aquece a comida e faz o café, com 2 funcionárias tocam a loja toda.
6) American Airline, a classe econômica faz check in em máquinas que imprimem o boarding pass e as etiquetas para as malas, você faz tudo, há funcionários circulando se alguém precisar assistência e você leva as malas a um cara em um carrinho para despachar.
QUANDO era adolescente se falava que no futuro haveria uma máquina e um cachorro para cuidá-la para que ninguém a toque, e um cara para alimentar 50 cachorros.
Aqui nem cachorro tem, a segurança privada não se vê, se alguém a tem talvez só com câmeras.
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