Volta ao Mundo Melhor Idade • 2014

Somos um casal na Melhor Idade que ajuda outras pessoas a planejar e realizar a viagem de seus sonhos, com dicas, orientações, elaboração de etinerários e planejamento...

sábado, 4 de outubro de 2014

Ações para um TURISMO ÉTICO

...Posso viajar de cruzeiro???
....Posso montar um elefante???
.....Posso visitar um orfanato???
......Posso tirar fotos???
.......Posso viajar de avião???
........Posso ser um voluntário no estrangeiro???
.........Posso comprar souvenir de animais???
..........Posso pechinchar preços???

Vamos analisar no decorrer aqui todas estas ações desde a óptica de pessoas responsavelmente observadoras.


Hoje falaremos dos cruzeiros, verdadeiras cidades flutuantes, transportando 3000 turistas e 2000 funcionários.


Atividade de elevado impacto ambiental e poucos benefícios aos destinos, deixando resíduos e contaminação. Possuem também um pobre histórico em direitos trabalhistas, operam sob bandeira de países sem proteção laboral, ganham de 400 a 700 dólares de salário, mais horas extras (trabalham 16 hs/dia), tem 2 meses de ferias que não são remunerados.  Os gastos médios dos passageiros em terra, no destinos é de 20 a 30 dólares. A companhia marítima não compra insumos localmente alegando preços altos, mesmo sendo o destino exportador de frutas. Possuem suas próprias ilhas para evitar taxas e impostos.




Os pequenos destinos sofrem ameaças de ser excluídos das rotas tendo que investir pesado adaptando-se ao Mercado sem ter retorno.

A emissão de carbono por passageiro por km é de 400g., a emissao de um Boeing 747 é 3 vezes menor, e a emissão de um passageiro Eurostar e 36 vezes menor.

Cada passageiro produz 3,5kg lixo/dia, mais as águas cinzas que são as águas de lavação de pratos, toalhas, pisos, mais águas dos lastres despejando doenças, patogenias, carregando algas e microrganismos e especies invasoras. Sem contar o esgoto, que falam que é tratado antes de despejar... será???

Danificam os recifes com suas âncoras. Junto com as toneladas de carbono emitidas jogam junto pequenas partículas de óleo diesel que segundo a revista New Scientist matam 60.000 pessoas/ano no mundo por falhas cardíacas e pulmonares, principalmente de crianças.

Conclusão: grande impacto ecológico e condições fracas de trabalho. Se você procura experimentar uma cultura diferente e que esta receba benefícios reais, os cruzeiros não são a melhor opção.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Postagens mais visitadas