Volta ao Mundo Melhor Idade • 2014

Somos um casal na Melhor Idade que ajuda outras pessoas a planejar e realizar a viagem de seus sonhos, com dicas, orientações, elaboração de etinerários e planejamento...

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Petra | JORDÂNIA

Nos ficamos 02 noites. No primeiro dia começamos o caminho pela cidade antiga de Petra às 15:30h depois do check-in e descansar um pouco da viagem (240 km).

A cidade fecha às 19h, assim ficamos até às 17:30h e voltamos para chegar no horário, e mesmo assim conseguimos ver mais da metade.

No segundo dia saímos 8h (fanáticos saem às 6h, quando abre).

Preços: 01 dia 50 jod / 02 dias 55 jod / 03 dias 60 jod. Leve passaporte, o ticket vai com seu nome, para ninguém fazer gracinha no 2° ou 3° dia.

Ao meio dia já estavamos na piscina do hotel.

No percurso tinha pessoas de elevada idade, tinha obesos assim que não é necessário um grande preparo físico.

Fundamental cobrir o corpo com camisa de mangas compridas, calça, e tênis confortável, e o básico: protetor solar e chapéu.

Nos levamos 2L de água para cada um e frutas, igual aos beduínos no deserto as frutas eram datiles ou tamaras com queijo de cabra e bananas.

Como terminamos antes do imaginado, não foi necessário tudo o que levamos.

História / Visitação

Petra é um conjunto arquitetônico e arqueológico situado na Jordânia (região do Mar Morto). É composta de várias construções escavadas na rocha.

O estilo arquitetônico predominante é o helenístico (grego com influências orientais).

Provavelmente foi fundada no ano de 312 a.C.

Foi um importante ponto comercial da antiguidade.

A região foi dominada por diversos povos: hebreus, gregos, romanos e bizantinos.

A palavra petra tem origem grega e significa pedra (petrus).

Um terremoto em 551 destruiu grande parte da cidade, deixando-a até hoje quase totalmente em ruínas.

Em 2007, foi eleita como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.

É considerado Patrimônio Mundial da Unesco.

É um dos pontos turísticos mais visitados do oriente.

Abaixo, caminho Amman/Petra pela autovia do deserto são 240 km.

Tumba do Obelisco

Precioso monumento exemplo de união de estilos, o obelisco é egipcio, o nicho é grecoromano, o objetivo do mesmo é a celebração de festas sagradas em honra aos mortos.

As-Siq

Entrada principal, uma impresionante garganta, estreita e profunda tem um comprimento
de 1,5 km e altura de 100 mts.

Ali se vem formacoes geologicas extranhas , rochas coloridas, canais de água talhados, embalses e nichos escavados na rocha.

Vista frontal da fachada
Al Khazneh (O Tesouro)

Depois das maravilhas do portão de entrada, no final se encontrará com "O Tesouro" de inspiração Helenistica Alexandrina com toques locais Nabateos. Fachada de 30x43mts, foi escavada no seculo I a.c.

Vista à esquerda da fachada...
Vista à direita da fachada

Detlhe da loja de souvenirs ao lado da fachada.

Rua das Fachadas e Teatro

A rua das fachadas são filas de tumbas nabateas com intrincadas esculturas.

O teatro parece romano, mas foi construido pelos nabateos no seculo I d.c., como reflexo da influencia romana.

Interior da escavação...

Rua das Colunas

Uma bela rua que conduz ao centro da cidade, margeada por templos, edificios públicos e lojas. A rua foi pavimentada de marmore que ainda hoje pode ver-se em alguns lugares.

Tumbas da Urna

Eram tumbas reais com imenso pátio e câmara principal, foram escavadas no ano 70 d.c. e foram modificadas no século V para converter-se em igrejas bizantinas.

Como diz o poeta para refletir alguma coisa da beleza de Petra "faz-me igual a maravilha zelosamente guardada pelo sol do leste. Uma cidade rosada tão antiga quanto o tempo...."

Detalhes e vistas de Petra

rgistro do trajeto...
De Petra rumo a Aqaba

Rumo ao sul, ao Mar Vermelho, o mesmo que se abriu para a passagem do povo hebreu ao commando de Moisés.

Aqaba era ponto estratégico, já Salomão e os fenícios tinham um porto em Berenize para as rotas entre Ásia e África.

É pra lá que vamos...

A seguir, fotos da praia central da cidade, na entrada ao mar tem pedras que dão um certo desconforto, a água perfeita, transparência total, temperatura gostosa.